Com certeza você conhece a fotografia tradicional, mas já ouviu falar na fotografia artística?
A fotografia fine art é uma forma de expressão que geralmente se destaca pela manipulação de cores e ambiente das imagens. As manipulações são feitas para gerar mais impacto e transmitir o objetivo desejado.
Mas você sabia que pode ter uma fotografia artística da sua família, sem perder a autenticidade?
Existem alguns nichos da fotografia artística, mas vamos dar destaque para os ensaios infantis, gestantes, e de família. E também uma atenção extra, para fotografia debutante.
O que diferencia o ensaio artístico do tradicional?
Vestimentas:
A indicação de roupas mais neutras, sem muitas estampas, garante o minimalismo proposto pelo ensaio fotográfico.
Você conhece aqueles filmes com figurinos clássicos, estilo contos de fadas? (Como "A Bela e a Fera", "A Bela Adormecida", "Outlander") É exatamente esse o conceito.
Eu amo essa estética de roupa para crianças, com um ar genuinamente infantil.
Aqui, o conceito de roupas para meninos e homens adultos é basicamente o mesmo: roupas clássicas, calças lisas e camisas sem estampa. Legal também são roupas claras, suspensórios dão um charme extra, assim como camisas de manga longa com botões.
A inspiração para roupas femininas, seja para debutantes ou gestantes, é o estilo camponês e os filmes de época. Não precisa ser nada muito caricato, mas roupas com estampas pequenas e cores pastéis são bem legais.
Uma observação que faz toda diferença é conversar com o fotógrafo e alinhar as roupas com o cenário escolhido, isso também é parte importante.
Local:
Os locais não devem conter muita poluição visual. O ideal é procurar uma estética de fazenda, natureza (aqui gosto de locais com bastante flores) ou arquitetura antiga. Mas não é uma regra, veja por exemplo o ensaio fotográfico da Lorena, foi feito em um parque, mas ainda assim bem minimalista.
Locais com texturas, mas pouca poluição visual são o ideal. Sabe aquela frase: "Menos é mais"? Aqui é a lei.
Horário:
Assim como nos ensaios mais populares, o horário é de extrema importância. Aqui na Creare, fazemos em dois horários diferentes: às 6h00/7h00 ou às 16h00/16h30. São horários-chave, nos quais o sol não está forte e não irá interferir na estética das fotos.
Sabe aqueles ensaios em que a pessoa está com dificuldades para manter os olhos abertos e formam-se sombras embaixo dos olhos? Ou então que parte da fotografia está muito clara, que doí os olhos? Isso ocorre por fotografar em horários inapropriados.
Você consegue perceber a diferença entre as duas fotos acima? Consegue ver a importância de fazer o ensaio fotográfico no horário adequado?
Mas se você mora em cidades onde o tempo é predominantemente nublado, a facilidade é maior ainda, pois os dias nublados são perfeitos para fazer ensaios, devido à luz suave.
Agora me diz: você também achava que o horário de sol mais forte era o melhor para fazer um ensaio fotográfico?
O equipamento e técnica:
Aqui temos um ponto importante: o fotógrafo estuda muito para fazer esse tipo de fotografia. Os equipamentos são específicos, não é algo que você encontrará em qualquer lugar, e também a prima não vai conseguir reproduzir com o celular.
Para o desfoque perfeito, a luz e os ajustes, tudo precisa ser pensado e organizado. É como uma orquestra, onde cada tom deve estar em seu devido lugar.
Fotografia artística infantil
Os ensaios fotográficos infantis geralmente são bem comuns, com aqueles cenários que todos fazem, a criança com uma fantasia ou em estúdio. Mais do mesmo.
Agora, pense em criar um momento para seu filho, totalmente natural e espontâneo, para ele brincar e curtir.
Apesar de a fotografia artística infantil ser bem mais elaborada, aqui na Creare fotografia nós não forçamos a criança a fazer poses; o intuito é diversão e deixar as coisas fluirem naturalmente.
Pode ser a criança sozinha, como a Duda.
Ou entre irmãos, como no caso da Laura e do Lucca.
A melhor coisa dos ensaios infantis é a delicadeza que conseguimos capturar. São crianças transparecendo a essência da infância.
Ensaio Gestante e família
Sei que quando você pensa em ensaios gestante, vêm à mente as referências mais populares que facilmente se encontram no Google, mas já pensou em ter um ensaio fotográfico diferente de tudo o que o mercado apresenta?
Roupas delicadas e clássicas, estilo camponesa, flores, minimalismo, como um retrato de pintura.
Pois é isso que o ensaio fotográfico artístico te oferece, quase como uma pintura. Aliás, a referência é justamente aquelas pinturas antigas, bem delicadas, que nos transmitem paz.
O ensaio artístico te transporta diretamente para aqueles filmes com uma estética linda e suave. Vai parecer que você está em outro país e em outra época.
Ensaio Debutante
O ensaio artístico de debutante tem como proposta trazer delicadeza e escapar dos ensaios de 15 anos adultizados.
Hoje em dia, é difícil encontrar um ensaio de 15 anos com uma aura mais de princesa; geralmente, o que o mercado oferece são fotografias mais adultas, fugindo da delicadeza que a idade pede.
A Carol queria um ensaio diferente do tradicional, então a proposta camponesa foi perfeita. Fomos até Paranapiacaba e, como o sol estava um pouco mais forte do que o previsto, utilizamos uma parte da vila que geralmente os fotógrafos não exploram. O resultado foi um ensaio minimalista e delicado.
Conclusão
Mas afinal, para quem é a fotografia artística?
É para todos que desejam fugir do comum, do popular e da moda.
A fotografia artística te transporta para um mundo diferente, como em um filme antigo, com uma estética limpa, romântica, até um pouco medieval. Mas, acima de tudo, ela traz paz e pureza.
Seja ensaio infantil, gestante, família ou debutante, se você está querendo fugir do comum, sugiro considerar essa estética para seu próximo ensaio.
Sobre a autora:
Eu sou Mauri Tavares, fotógrafa infantil, e espero ter ajudado nesta caminhada para um ensaio lindo.
Se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp, ou clica neste link para ter mais informações. Estou à disposição para ajudar.