Você sabe o que influencia no ensaio fotográfico do seu filho?
- Luz?
- cenário?
- Edição?
Talvez, ao imaginar um ensaio fotográfico infantil, você nunca tenha parado para pensar em como torná-lo uma memória agradável para seu filho.
Nós, adultos, temos uma forma diferente de ver o mundo. Quando vamos preparar um ensaio, imaginamos roupas, poses, maquiagem e cabelo. As crianças não pensam dessa forma; a linguagem delas é a brincadeira. Então, é isso que você deve usar.
A luz, o cenário, a direção e a edição. Todos esses elementos são importantes, mas o principal é deixar o seu filho livre para soltar a personalidade e criatividade. A pior coisa que você pode fazer é obrigar o seu filho a ficar parado e fazer pose para a foto. Com isso, só teremos uma criança frustrada, que não terá uma experiência boa, e o resultado das fotos ficará ruim.
Cada criança tem seu ritmo próprio; o momento do ensaio fotográfico ou aniversário deve parecer uma brincadeira para seu filho. Assim, ele pode se sentir à vontade para soltar a criatividade e mostrar sua personalidade.
- Mas o que posso fazer então?
Escolha um fotógrafo especialista em crianças.
Cada fotógrafo tem uma linha de trabalho; alguns fazem casamentos, outros aniversários, gestantes, crianças e por aí vai. O trabalho da fotografia é dividido por nichos específicos.
Escolher um fotógrafo especialista em crianças irá garantir que o profissional gosta dos pequenos e sabe as melhores formas de interagir com eles.
Brincadeiras
Faça brincadeiras para distrair
As crianças não entendem a linguagem do "fica parada e faz pose para fotos"; aliás, isso acaba com a experiência delas.
Crianças são espontâneas, gostam de gastar energia e brincar, então a melhor forma de fazer as fotos é deixar seu filho livre para brincar.
Aqui deixo algumas sugestões de brincadeiras para ensaio fotográfico somente com crianças ou com a família.
Se as fotos forem somente com as crianças
- Pegar florzinha ou procurar bichinhos no mato
- pular em poça de água
- brincar de jogar folhas
- jogar pedras no lago
- correr
- Bolhas de sabão
- Estátua
- Caça ao tesouro
- Siga o mestre
- bola
Pergunte para a família do que eles gostam de brincar; às vezes, a família tem brincadeiras que gostam de fazer junto com as crianças.
- Cócegas
- História maluca
- Ler livro
- Fazer piquenique
- Concurso de poses
- Passear de mão dadas
- pega pega em família
- pegar folhas de árvore
- mímica
Essas são algumas brincadeiras que você pode explorar para deixar o ensaio divertido e distrair a criança da obrigação de parar e fazer poses.
Uma outra dica legal é levar o bichinho de estimação, essa interação entre crianças e animais deixa as fotos, do ensaio, muito divertidas, espontâneas e lindas.
Roupas
Não deixe seu filho desconfortável em prol de uma foto bonita.
As roupas são parte da infância da criança, assim como nós adultos, elas têm as preferidas, aquelas que as deixam confortáveis para serem crianças.
Ao decidir a roupa do ensaio, não escolha uma desconfortável, apertada, ou aquele vestido que é lindo, mas sua criança fica incomodada com os babados ou elásticos. Não faz sentido gerar desconforto para ter uma foto bonita.
Escolha um figurino de acordo com a personalidade da criança, também de acordo com o cenário do ensaio. Se for um parque, tenha em mente roupas confortáveis para a criança correr e brincar. Se o local é frio, uma roupa bem quentinha para que ela não passe frio.
Para te ajudar nesta tarefa, fiz um post todinho sobre o assunto, basta clicar aqui e terá dicas valiosas.
Respeito
Por favor, não deixe seu filho constrangido
Respeitar a criança é fundamental. Quando você briga com seu filho para ficar quieto e prestar atenção nas fotos, isso gera constrangimento e fará com que a experiência seja ruim.
Deixe-o brincar, ser livre. Respeite a personalidade e o tempo dele, dessa forma, você terá um momento gostoso e lindas fotografias de recordação.
Respeitar a criança é simples quando nos colocamos no lugar dela. Você gosta de levar bronca, do seu patrão, na frente dos colegas de trabalho? Se a resposta for não, então você sabe qual é a sensação da criança quando leva bronca na frente de alguém desconhecido.
Deixa com o profissional
Deixa o fotógrafo criar um conexão com seu filho
A conexão com a criança é a parte mais importante do processo. Uma criança que não confia em um adulto não irá colaborar com o ensaio.
Deixe o profissional usar as técnicas que ele está acostumado para gerar conexão. Acredite, ele sabe a melhor forma de abordagem, afinal, um profissional especialista no nicho sabe o que fazer e como fazer, para arrancar as melhores reações do seu filho.
Ninguém gosta de insegurança. Criar um ambiente acolhedor e confortável para a criança é o caminho para o sucesso do ensaio infantil.
Dê tempo para adaptação
Não acelere o processo de adaptação da criança
Muitas vezes, as crianças que não conhecem o espaço onde estão levam um tempo para se adaptar ao local e se sentirem confortáveis. Se a criança for portadora do transtorno do espectro autista, essa adaptação leva um tempo maior. Então, vá com calma e deixe-a explorar o ambiente no tempo dela. Vai dar certo, é só ter um pouquinho de paciência.
Você também vai gostar de ler:
Como escolher as roupas para o ensaio fotográfico
4 erros para evitar no ensaio fotográfico
Sobre a autora:
Eu sou Mauri Tavares, fotógrafa infantil, e espero ter ajudado nesta caminhada para um ensaio lindo.
Se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp, ou clica neste link para ter mais informações. Estou à disposição para ajudar.