Para fazer um ensaio perfeito você precisa seguir as dicas abaixo
- Escolha o figurino perfeito
- Faça somente o que te deixa confortável
- Leve seus pets
- Escolha um local que combine com sua família
- pense em momentos e não poses
- faça na época certa
- Escolha o melhor fotógrafo
- saiba qual o estilo de fotografia que mais te agrada
- converse com o fotógrafo
- relaxe e curta
Muitas mamães têm dúvidas sobre como deixar o ensaio gestante bonito e como se sair bem nas fotos, mesmo não sendo modelo.
Hoje, irei desmistificar algumas lendas que cercam o ensaio gestante. Não se preocupe, vocês não precisam ser modelos profissionais para ter um ensaio perfeito, e também não precisam ser as pessoas mais desinibidas do mundo. Aliás, a maioria dos meus clientes relatam que são tímidos, mas se saem muito bem seguindo as dicas abaixo.
Então, vamos lá, tornar o seu ensaio o melhor de toda a sua vida.
Escolha o figurino perfeito
O que usar?
O ensaio gestante precisa contar sua história; você deve lembrar dele como algo real. Ao escolher o figurino do ensaio, pense no conforto e em como se sente dentro da roupa.
Muitos fotógrafos oferecem roupas; ao escolher, pense com cuidado se sente confortável usando-as. Se não for algo agradável para você, não use.
Aqui na Creare, fazemos ensaios artísticos, fotografias inspiradas em pinturas, com roupas delicadas. Sempre penso que, no futuro, a mamãe vai querer lembrar deste momento como algo real e não como uma fantasia.
As roupas são bem leves, sem muitos detalhes e bem confortáveis.
Faça somente o que te deixa confortável
Se não quiser mostrar a barriga, não mostre.
Existe um mito que ronda os ensaios gestantes, que para as fotos ficarem bonitas a barriga precisa estar de fora, entretanto, é a maior Fake News que já foi inventada, hahaha. Sua barriga não precisa estar de fora, ela só precisa estar aparente.
A ideia do ensaio gestante da Maisa era transmitir uma vibe camponesa. Queríamos focar na Maisa, não apenas na barriga de grávida. Por isso, escolhemos um vestido neutro e discreto. O ensaio gestante ficou perfeito, muito aconchegante e cheio de amor, mesmo com a barriga completamente coberta.
Você consegue perceber que as fotos acima são de um ensaio gestante, mesmo com a barriga totalmente coberta?
Faça na época certa
Sua barriga precisa estar aparente.
Você não precisa estar com a barriga de fora, usando apenas um top, mas é importante que ela esteja aparente, afinal, é um ensaio gestante.
A época ideal para o ensaio gestante é a partir de 27 semanas (7 meses). Neste período, a barriga está bem aparente e perfeita para as fotos.
Levem seus pets!
Eu amo quando as gestantes pedem para trazer seus pets. Eles deixam o momento mais divertido, natural e com um brilho extra. Seus animais também fazem parte da família, por isso, traga-os! Suas fotos ficarão ainda mais perfeitas.
Escolha um local que combine com sua família
Existe vários tipos de locações para fazer o ensaio, você deve escolher o que combina com sua família.
As possibilidades para cenários são imensas, mas vamos pensar desde a locação mais comum até aquela fora da caixa.
Vamos à lista:
Natureza;
praia;
centros urbanos ou históricos;
casa;
condomínio;
Lugares rústicos;
Parques de diversão;
lanchonete/ cafeteria;
livraria.
As possibilidades são infinitas, mas o ponto mais importante de todos é que o lugar combine com a personalidade da sua família.
Pense em momentos e não poses
Não fique presa nas poses, ao invés disso foque no momento, como se estivesse em um filme.
Quando pensamos em um ensaio muito quadrado, com uma pose seguida da outra, isso faz com que a naturalidade vá embora e você, junto com sua família, fiquem engessados e nervosos.
Ao invés disso, pense em momentos. Sabe aquela cena de filme em que as coisas simplesmente acontecem? É exatamente isso que você tem que imaginar.
Escolha o melhor fotógrafo
O melhor fotógrafo é aquele que faz o trabalho com o coração.
Fotografar não é apenas entregar uma foto bonita, é conhecer a história, contá-la com emoção e fazer dos momentos especiais das famílias uma história memorável. Por isso, você deve escolher um fotógrafo que se importe com a sua história.
A parte mais gratificante da fotografia é criar uma conexão com as famílias, compreender sua história e fazer parte do momento.
Isso nos leva ao próximo ponto, que também é muito importante.
Converse com o fotógrafo
A conversa gera conexão
O fotógrafo irá contar a sua história, tornando o seu momento ainda mais especial. Por isso, tire um tempo para conversar com ele. Esteja disposto a compartilhar a sua história, deixá-lo entender a sua cultura e sentir a sua emoção. Dessa forma, você garante que o ensaio será emocionante e especial.
O ensaio ficará para sempre na sua vida, então não será legal ter a memória de um dia estressante, desconfortável e frustrante. A conversa com o seu fotógrafo irá garantir o melhor ensaio da sua vida.
Saiba qual o estilo de fotografia que mais te agrada
Você já pesquisou qual o tipo de fotografia te agrada?
Existem diversos estilos de fotografia, e é importante entender qual deles mais te agrada para fazer a escolha certa do fotógrafo.
- Ensaio artístico (Fine art)
- Ensaio em estúdio
- Ensaio Lifestyle
- Ensaio Boudoir
- Ensaio moderno/externo
Escolha o estilo que mais te agrada e divirta-se.
Relaxe e curta
Não fique focado no ensaio, deixa as coisas acontecerem.
O ensaio gestante é como uma cena de filme. As poses fluem naturalmente quando você deixa de pensar nele como algo mecânico e relaxa durante a sessão.
Depois de conversar com seu fotógrafo, escolher o local perfeito e a roupa ideal, e definir o estilo que te agrada, é hora de curtir o momento. Sinta a presença do seu bebê na barriga, divirta-se com seu amor, compartilhe histórias e sonhos para o futuro.
Se já teve a experiência de fazer um piquenique com alguém que ama, sabe como é agradável viver o momento e apenas sentir o que está acontecendo ao redor. Assim deve ser seu ensaio gestante: um momento para apreciar sua família e sentir o amor dentro de você.
Ah, se nunca experimentou sentar na grama para fazer um piquenique, sugiro que experimente. É uma experiência maravilhosa.
Você também vai gostar de ler
4 erros para evitar no ensaio fotográfico
4 dicas para o sucesso do seu ensaio fotográfico
5 Lugares incríveis para fazer ensaio fotográfico
Sobre a autora:
Eu sou Mauri Tavares, fotógrafa infantil e de família, e espero ter ajudado nesta caminhada para um ensaio gestante lindo.
Se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp ou clica neste link. Estou à disposição para ajudar.