Você sabia que sim, é possível fazer um ensaio de Natal com crianças atípicas sem afetar o sensorial delas?
Há alguns anos, conheci uma mãe cujo sonho era ter um ensaio fotográfico da sua filha com paralisia cerebral. Porém, o sonho se transformou em um pesadelo quando o fotógrafo que ela procurou disse que não seria possível realizar o ensaio, pois a criança não conseguia sentar.
Quando ouvi essa história, fiquei chocada e com a sensação de que precisava fazer algo para mudar isso. Assim como essa mãe, muitas famílias deixam de registrar as memórias de seus filhos atípicos por acharem que não é possível sem estressá-los. Mas estou aqui para dizer que é possível sim, enquanto seu filho se diverte sem perceber que está participando de um ensaio, registramos memórias lindas.
Um dos valores aqui na Creare Fotografia é que os ensaios fotográficos é uma brincadeira e para todas as crianças.
E como fazemos isso?
Com três passos simples que vou detalhar para você neste post:
- Ambientar
- Confiar e Respeitar
- Brincar
1. Ambientar
Lugares novos geram sentimentos diferentes
De acordo com o dicionário, "ambientar" significa adaptar-se a um novo ambiente. As crianças precisam de tempo para se sentirem confortáveis em ambientes novos. Então, é essencial ir com calma e dar esse tempo a elas. Não apresse os passos; tudo fluirá quando elas estiverem confortáveis.
Este passo é ainda mais importante para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois ajuda a evitar que elas se desregulem, proporcionando uma experiência mais segura e agradável.
2. Confiar e Respeitar
Confiança é algo natural quando existe respeito
Cada criança, seja típica ou atípica, tem seu próprio ritmo e personalidade. Respeitar essas particularidades é fundamental para que elas se sintam à vontade. Assim como nós, as crianças também têm suas vontades e preferências. Ninguém gosta de ser forçado a algo desconfortável, e as crianças merecem o mesmo respeito.
Isso se torna ainda mais relevante com crianças atípicas, que podem ter necessidades sensoriais e emocionais diferentes. Respeitar o tempo delas, ouvi-las e permitir que se adaptem ao ambiente é a chave para um ensaio fotográfico harmonioso e natural.
3. Brincar
A brincadeira é palavra de ordem com crianças
Crianças entendem muito mais através das brincadeiras do que com comandos para poses. Deixar que elas explorem sua criatividade, com tempo e paciência, faz toda a diferença no resultado do ensaio.
E como fazer um ensaio de Natal com meu filho atípico?
Deixe a criança ser criança
Muitas vezes, crianças atípicas não aceitam ficar em um estúdio fechado ou posar para fotos. Nesse caso, busque um fotógrafo que faça ensaios externos, em espaços abertos como parques ou até mesmo no conforto de sua casa. Ensaios de Natal não precisam ser em estúdios super elaborados. O importante é criar um ambiente onde seu filho se sinta confortável e feliz.
Por exemplo, o Eliel, que é autista, não gosta de fantasias ou acessórios na cabeça. Mas, com paciência e respeitando o jeito dele, conseguimos realizar um ensaio lindo.
"A sessão especial de Natal 2024 está oficialmente aberta! Se você deseja ter uma memória mágica dessa data tão especial, clique aqui e agende o seu horário".
Os ensaios de Natal devem ser um momento mágico para as crianças, afinal, elas criam memórias especiais desta época do ano. Lembre-se de como era na sua infância: roupas novas, amigo secreto, brincadeiras com os primos... Esses momentos ficam gravados para sempre.
Se seu filho prefere estar ao ar livre, faça um ensaio externo. Se ele se sente mais confortável em casa, use o ambiente familiar para registrar essa data tão especial.
A dica mais importante é fazer com que seu filho enxergue o ensaio como uma grande brincadeira. Dessa forma, ele não se sentirá pressionado ou estressado. Crianças não se preocupam com aparência ou com "ficar bonito" nas fotos, elas são autênticas e sempre ficam fofas do jeitinho que são. Portanto, esqueça por um momento os conceitos de adulto e volte ao tempo de infância, sem expectativas rígidas ou medo de que algo não saia como planejado. Tudo ficará maravilhoso se você permitir que seu filho brinque livremente e expresse sua personalidade.
Nós, adultos, carregamos muitas expectativas, que na maioria das vezes impedem os momentos de serem tão espontâneos e felizes quanto poderiam. Deixe-as de lado e sorria sem preocupações. Encare o ensaio como um momento de diversão e não como uma obrigação. Permita-se voltar a ser criança novamente.
Quando você transmite confiança, a criança se sente confortável e feliz.
Lembre-se: crianças com deficiência são, acima de tudo, crianças. Você pode usar as mesmas técnicas de sempre, mas com um toque de imaginação e respeito. Deixe sua criança interior se libertar, e tudo se tornará mais simples e divertido!
Chegou a sua vez!
A sessão especial de Natal 2024 está oficialmente aberta! Se você deseja ter uma memória mágica dessa data tão especial, clique aqui e agende o seu horário.
Sobre a autora:
Eu sou Mauri Tavares, fotógrafa infantil, e espero ter ajudado nesta caminhada para um ensaio lindo.
Se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp, ou clica neste link para mais informações. Estou à disposição para ajudar.