Mamãe, você se preocupa com a possibilidade de seu filho não querer tirar as fotos durante o ensaio fotográfico?
Não se preocupe, estou aqui para tranquilizar seu coração.
Hoje vou te mostrar como fotografar uma criança de forma leve e descontraída.
O segredo para fotografar crianças é ser como elas.
Quando falamos sobre ensaio fotográfico infantil, precisamos entender que as crianças são espontâneas e muitas vezes não querem tirar fotos. O que precisamos fazer é tornar o ensaio fotográfico lúdico para que a criança se divirta tirando fotos.
- Utilizar brincadeiras
- Usar a criatividade
- Deixar a criança livre
- Criar uma conexão
- Dar tempo para a criança se adaptar ao ambiente
O mundo das crianças é divertido, cheio de criatividade e brincadeiras, e é isso que o momento do ensaio fotográfico precisa ter.
Utilizar brincadeiras
Deixa a criança soltar a criatividade
Antes do ensaio fotográfico, gosto sempre de perguntar aos pais quais são as brincadeiras que a criança gosta. Entender essas brincadeiras dá muitas possibilidades para um ensaio fotográfico divertido.
Por exemplo, no ensaio fotográfico do Lucca, descobri que ele é apaixonado por pipas. Por sorte, encontramos um fio de rabiola no local, o que deixou o Lucca cheio de criatividade, correndo de um lado para o outro, imaginando que estava soltando pipa.
Deixarei aqui uma lista de brincadeiras para servir de inspiração durante os ensaio fotográficos infantil.
- Pega-pega;
- piquenique;
- correr;
- caçar bichinhos na natureza;
- colher flores;
- chá da tarde com os brinquedos;
Tenho um ursinho de pelúcia chamado Marrom. Esse nome foi dado pela pequena Rafaella. O Marrom faz o maior sucesso por aqui; as crianças o adoram. Apesar de aparecer em quase todos os ensaios fotográficos da Creare Fotografia, nunca deixo de apresentar o bichinho para as crianças. Elas adoram brincar com ele, e desses momentos tiro fotografias lindas.
Usar a criatividade
A criatividade das crianças merece ser explorada
As crianças são naturalmente criativas. Dê uma folha a elas e criarão uma história para você; dê um lápis e pintarão essa história.
Os adultos tendem a perder a criatividade com o tempo, mas, para fazer ensaios fotográficos com crianças, essa criatividade precisa ser treinada.
O Francisco, da foto acima, é portador do transtorno do espectro autista e perde o foco muito rápido, mas ele ama flores e livros. A Aline, mãe do pequeno, levou os livros favoritos dele, e o Chico criou toda uma história com o cenário em que estavam. As fotos ficaram lindas e não precisei desregular ele para ter fotografias bonitas; o ensaio simplesmente fluiu naturalmente com a criatividade do pequeno.
Deixar a criança livre
Não force poses, crie cenas
Crianças não gostam de ficar paradas ou de fazer poses, coisas que os adultos esperam.
O ensaio fotográfico precisa ser um momento divertido, cheio de brincadeiras e risadas, para que a criança possa ser ela mesma, fazer o que gosta e ter uma experiência agradável.
Há alguns anos, ouvi uma história de uma menina que detesta tirar fotos. Quando era criança, seus parentes a colocaram em um lugar que estava quase caindo, e ela chorou desesperada de medo, enquanto os adultos riam. Essa experiência a traumatizou e ela nunca mais quis tirar fotos.
Percebe a importância de criar um momento agradável para os pequenos, onde eles possam fazer coisas que gostam e se divertirem?
Deixe a criança livre!
Criar uma conexão
A conexão é a chave
Você sente conexão com alguém que não conhece? Acha que teria confiança nessa pessoa desconhecida?
Para o ensaio ser perfeito, a criança precisa criar uma conexão com o fotógrafo. Então, dê espaço para que a pessoa que está fotografando seu filho possa conversar com ele.
Costumo brincar de pega-pega, correr com as crianças, perguntar do que elas gostam de brincar e mostrar o resultado das fotos na câmera. Isso faz com que a criança se sinta parte daquele momento, e ela terá confiança para ser espontânea durante o ensaio fotográfico.
Mostrei as fotos do ensaio fotográfico para o Luigi, da foto acima, e ele ficou muito feliz. Disse que sou uma boa fotógrafa e que irei ganhar um prêmio com o ensaio deles. Se o pequeno anunciou, eu recebo. Hahaha!
Dar tempo para a criança se adaptar ao ambiente
É mais confortável quando conhecemos o local onde estamos
Dê um tempo para o pequeno reconhecer o ambiente, explorar o espaço e encontrar onde gosta de brincar.
As crianças costumam ficar mais retraídas em locais desconhecidos, então, principalmente se for uma criança atípica, é importante esse tempo de adaptação.
Enquanto a criança está se adaptando e explorando o ambiente, costumo ir fotografando sem interferir. Geralmente, tiro fotos bem espontâneas desses momentos.
Seguindo esses passos, as crianças nem vão perceber que estão em um ensaio fotográfico; elas estarão ali apenas brincando.
Conclusão
A lição que tiramos de tudo isso é que, para fotografar crianças que não gostam de fotos, a melhor estratégia é deixá-las livres para soltar a criatividade e serem espontâneas.
Essas dicas funcionam para todas as crianças, afinal, é muito mais divertido brincar do que fazer poses para fotos.
Sobre a autora:
Mauri Tavares, fotógrafa com 7 anos de experiência, especializada em fotografia Infantil e de família. Se destaca por fotografias espontâneas e verdadeiras, e também pelo seu trabalho atual com crianças atípicas no projeto Populus Lucis.
O principal lema é contar a história das famílias com o coração.
Se você estiver em busca de um profissional para contar a sua história, sinta-se à vontade para me chamar pelo WhatsApp, ou clica neste link para mais informações. Estou à disposição para ajudar.